O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos anunciou que nos próximos dias será autorizado o provimento do concurso do INSS.

Um total de mil candidatos aprovados, que já concluíram o curso de formação, aguardam suas nomeações para assumir seus cargos.

Essa autorização para nomeação dos aprovados faz parte do primeiro anúncio do Governo Federal, que inclui diversas autorizações de concursos federais.

Além do preenchimento de vagas no Instituto Nacional do Seguro Social, outros órgãos também terão seus concursos autorizados, conforme informações do governo.

É importante destacar que o INSS também busca a convocação de excedentes. Nesse sentido, uma nota técnica foi elaborada e encaminhada ao Ministério da Previdência Social em abril deste ano.

Nessa nota, foi solicitado o adicional de 25%, previsto no Decreto Nº 9.739 e na Instrução Normativa Nº 2 de 2019. Se autorizada, essa medida permitirá a convocação de mais 250 aprovados para o curso de formação e posterior nomeação.

De acordo com o INSS, 3.786 candidatos foram aprovados nas provas objetivas. No entanto, conforme o anexo VII do edital, até 3.373 candidatos têm chances de serem classificados no concurso, sendo pelo menos 2.487 na ampla concorrência.

Os candidatos aprovados no cadastro de reserva, quando convocados, realizarão o curso de formação em Brasília, no Distrito Federal.

No total, o concurso do Instituto Nacional do Seguro Social ofereceu mil vagas imediatas para o cargo de técnico do seguro social, de nível médio.

Os contratados terão uma remuneração inicial de até R$ 5.905,79, para uma jornada de trabalho de 40 horas semanais.

Pedido de um novo concurso INSS 2024 será feito

Um novo pedido de concurso INSS está sendo elaborado, para que seja incluído no Projeto de Lei Orçamentária Anual (Ploa) de 2024.

A informação foi confirmada pelo próprio Instituto Nacional do Seguro Social, no último dia 17.

O número de vagas a ser solicitado não foi informado, no entanto, segundo a autarquia, o pedido abrangerá os cargos de técnico e analista, de níveis médio e superior, respectivamente.

“Quanto ao pedido de novo concurso, está sendo elaborada nota técnica para encaminhamento, nos próximos dias, ao Ministério da Previdência para análise de sua inserção no PLOA 2024. Serão solicitadas vagas para analista e técnico do seguro social”, disse o INSS.

Segundo a Federação Nacional de Sindicatos de Trabalhadores em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social (Fenasps), a realização do concurso é fundamental para o fortalecimento da carreira.

“Foi informado que o INSS solicitou a convocação de um adicional de 25% sobre o número de nomeados no atual concurso, ou seja, mais 250 servidores. Além disso, também será solicitada a convocação dos excedentes classificados no último certame. A gestão informou ainda que está prevista a realização de um novo concurso público para o INSS em 2024”, disse a categoria.