Foi feito um novo pedido de concurso para o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) ao governo federal. Segundo uma nota técnica que confirma as informações, incluindo o número de vagas disponíveis, que é de 7.655.

As vagas estão distribuídas da seguinte forma:

  • 5.819 vagas para o cargo de técnico do seguro social, que requer nível médio de escolaridade.
  • 1.836 vagas para o cargo de analista do seguro social, que requer nível superior.

O que é preciso para o novo concurso INSS acontecer?

Para que o novo concurso do INSS ocorra, é necessário obter uma autorização formal do governo. Os órgãos públicos federais vinculados ao Poder Executivo devem enviar o pedido de concurso para que seja analisado e possa receber o aval. Atualmente, a autorização é concedida pelo Ministério de Gestão e Inovação em Serviços Públicos.

O governo tem a opção de autorizar o pedido integralmente ou com uma redução no número de vagas solicitadas.

Embora o INSS tenha um concurso válido para o cargo de técnico, com validade até o momento, e mesmo tendo convocado todos os candidatos excedentes, o órgão ainda possui um grande déficit em seu quadro de funcionários, que só pode ser preenchido por meio de novos editais de concurso.

Foi informado que o atual presidente interino do INSS, Glauco André Fonseca Wamburg, assinou um ofício solicitando a convocação de 2.144 candidatos aprovados na primeira etapa do concurso do INSS.

Segundo ele, no entanto, esse quantitativo pode vir a ser reduzido para 1.894, caso o Ministro de Gestão e Inovação em Serviços Públicos autorize o provimento adicional de 250 vagas, já pleiteadas pelo INSS.

Os aprovados no cadastro de reserva, que forem convocados, realizarão o curso de formação em Brasília, no Distrito Federal.Ao todo, o concurso para o Instituto Nacional do Seguro Social contou com mil vagas imediatas para o cargo de técnico do seguro social, de nível médio.

Os contratados terão uma remuneração inicial de até R$5.905,79, para jornada de trabalho de 40 horas.