Concurso MEC: Concurso é autorizado com 220 vagas

0

O Ministério da Educação (MEC) recebeu autorização do governo para realizar um novo concurso em 2023. O aval contempla a carreira de técnico em assuntos educacionais, com oferta de 200 vagas.

A carreira de técnico em assuntos educacionais exige o nível superior de escolaridade e pode abranger diversas áreas ou cargos relacionados à educação.

A autorização para o novo concurso do MEC era aguardada há algum tempo e era uma demanda do ministério. Nos últimos anos, o MEC tem buscado autorização para realizar concurso público, sem sucesso.

Além do MEC, foram anunciadas um total de 4.436 vagas em concursos federais para 20 órgãos e 14 ministérios. A ministra da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, fez o anúncio e as autorizações serão publicadas em edição extra do Diário Oficial da União.

Esther também mencionou que está previsto um terceiro pacote de autorizações, que será anunciado nas próximas semanas.

“Os que não saírem hoje, pode ser que saiam na segunda ou terça”, disse Esther.

As autorizações não incluem os órgãos anunciados, ou seja, Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), Instituto Nacional do Seguro Social (convocações), entre outros.

Último concurso para o MEC ocorreu em 2009

É grande a expectativa pela autorização de concurso para o MEC, principalmente pelo fato de que a última seleção para ingressos no quadro de servidores do Ministério ocorreu em 2009.

Na época, foram oferecidas 265 vagas para o cargo de agente administrativo, sendo 14 reservadas a portadores de necessidades especiais.

A exigência para se candidatar no concurso era possuir ensino médio completo. As remunerações eram de R$1.901,47, sob carga horária de 40 horas semanais. Todos os aprovados foram lotados em Brasília-DF.