Comando do 1º Distrito Naval da Marinha do Brasil tornou público que está aberto um novo Processo Seletivo para convocação de profissionais de ambos os sexos para o Serviço Militar Voluntário temporário como Oficial de 3ª Classe da Reserva da Marinha (RM3). O objetivo é suplementar o efetivo de oficiais de carreira que prestam serviços especiais na área de jurisdição do 1º Distrito Naval, localizado no Estado do Rio de Janeiro.
Existem 26 vagas disponíveis, divididas nas seguintes áreas:
- Área de Ciência e Tecnologia: Acústica Submarina (1), Ciência da Computação (1), Engenharia Eletrônica (1), Engenharia Química (1), Engenharia Eletrônica (1), Nanotecnologia (Habilitação)/ Graduação Engenharia Química (1), Engenharia de Produção (1), Química ou Engenharia (1), Química (1), Informática (1), Oceanografia (3), Engenharia de Telecomunicações (1), Sistemas de Informação (1), Engenharia Nuclear (Defesa Segurança) (1), Educação Física (1).
- Área de Medicina: Medicina – Radioterapia (1), Medicina – Radiologia (1), Medicina – Medicina de Emergência (1), Medicina – Cirurgia Torácica (1), Medicina – Cardiologia (1), Medicina – Ginecologia (1), Medicina – Cirurgia Oncológica (1).
- Área de Magistério: Pedagogia (3), Ciências Contábeis (3), Processamento de Dados (4).
Para participar, os candidatos devem atender aos seguintes requisitos: ser voluntário, ser brasileiro nato ou naturalizado, ter idade superior a 18 anos e inferior a 62 anos na data da incorporação, possuir bons antecedentes de conduta, ter concluído o ensino superior e cumprir todos os requisitos educacionais exigidos, estar em dia com as obrigações eleitorais e militares, não possuir Certificado de Isenção do Serviço Militar devido a questões morais, físicas ou mentais, ter no máximo seis anos de serviço militar prestado até a data de incorporação, não estar envolvido em ação penal, não acumular cargos públicos, empregos ou funções públicas, entre outros.
As inscrições devem ser realizadas exclusivamente pela internet, através da página do Com1ºDN, no período de 5 a 23 de julho de 2023. A confirmação da inscrição ocorrerá mediante o pagamento de uma taxa no valor de R$ 140,00. Confira o edital
O processo seletivo será composto por sete etapas, que incluem prova objetiva, verificação de dados biográficos e documentais, prova de títulos, inspeção de saúde, teste de aptidão física, prova de aula (aplicada apenas aos candidatos que optarem pelo magistério) e designação para incorporação.
A prova objetiva está prevista para o dia 3 de setembro de 2023, com duração de três horas e valendo 100 pontos. Serão 50 questões de múltipla escolha, com cinco opções de resposta cada, sendo apenas uma correta. As questões abrangerão conhecimentos de língua portuguesa e conhecimentos específicos da carreira militar naval.
A verificação de dados biográficos tem o objetivo de verificar se o candidato atende aos requisitos de bons antecedentes de conduta para ingresso na Marinha do Brasil. Isso será feito por meio de consultas a Secretarias de Segurança Pública Estaduais, Superintendências Regionais do Departamento de Polícia Federal e outros órgãos. Já a verificação documental exigirá que os candidatos entreguem os documentos solicitados no edital, acompanhados de fotocópias encadernadas, numeradas e rubricadas, em locais designados pelo Com1ºDN.
Os convocados para a prova de inspeção de saúde deverão comparecer ao local indicado pelo Com1ºDN na data prevista de 27 de novembro a 15 de dezembro de 2023. Eles devem estar descansados por pelo menos 14 horas, apresentar o comprovante de inscrição, documento oficial de identificação com foto, caneta esferográfica azul ou preta, prancheta e a ficha de Anamnese Dirigida preenchida. Os homens devem trazer calção de banho e as mulheres biquíni. Os exames realizados incluirão exames clínicos e complementares, audiometria, oftalmologia geral, biometria e exame odontológico geral.
O teste de aptidão física tem o objetivo de avaliar se a aptidão física do candidato atende aos padrões exigidos, por meio de provas de natação e corrida. O teste está programado para ocorrer entre 6 e 24 de novembro de 2023.
A pontuação dos títulos será baseada nos certificados do candidato e em sua experiência na função, podendo chegar a 100 pontos.
O período mínimo de serviço militar voluntário é de 12 meses. Após os primeiros 12 meses, se houver interesse da Administração Naval e do Oficial Temporário, é possível solicitar prorrogações do tempo de serviço por mais um ano, sucessivamente, até o limite máximo de 96 meses.