A Universidade Federal do Pampa (Unipampa) está aceitando inscrições para três cursos de graduação gratuitos na modalidade de ensino a distância (EaD).

No total, há mais de 500 vagas disponíveis nos cursos de licenciatura em Geografia, Pedagogia e Letras (Português).

As inscrições para os cursos gratuitos de Geografia e Pedagogia podem ser feitas até as 12h do dia 19 de julho. Já para o curso de Letras, a Unipampa aceita inscrições até o dia 27 de julho. As inscrições podem ser realizadas aqui.

A nota final do candidato será calculada como a média das notas obtidas nas disciplinas de Língua Portuguesa e/ou Linguagens e Matemática.

A lista provisória dos candidatos selecionados será divulgada a partir do dia 20 de julho. Já a lista final de aprovados, em ordem de classificação, será publicada a partir do dia 26 de julho.

Os cursos gratuitos de graduação da Unipampa

As vagas nos cursos gratuitos da Unipampa estão distribuídas da seguinte forma.

Licenciatura em Geografia

São 150 vagas divididas entre os polos de Cerro Largo, Itaqui, Hulha Negra, Uruguaiana e Santigo, no Rio Grande do Sul.

O curso tem carga horária total de 3.330 horas, com duração de 8 semestres e contará com algumas atividades presenciais nos polos (o polo escolhido no momento da inscrição). Além disso, para concluir o curso, o aluno deverá fazer estágio curricular.

Licenciatura em Pedagogia

As 200 vagas para o curso de Pedagogia estão distribuídas entres os polos de Camargo, Faxinal do Soturno, Quaraí, Itaqui, São Sepé, Santiago e Sarandi.

Com duração de 9 semestres e carga horaria total de 3.500 horas, o curso não terá encontros presenciais obrigatórios no polo escolhido no momento da inscrição.

O aluno deverá realizar estágio em uma instituição de ensino durante a graduação. O estágio poderá ser realizado em escola no local onde o aluno reside, desde que a instituição de ensino firme convênio com a UNIPampa.

Licenciatura em Letras/Português

São 230 vagas para a graduação em Letras nos polos de Alegrete, Caçapava do Sul, Dom Pedrito, Jaguarão e Santana do Livramento.

A classificação se dará por meio das notas obtidas no ensino médio nas disciplinas de Língua Portuguesa e
Matemática.