Até o dia 10 de agosto, será possível efetuar inscrições para a próxima edição do curso de Especialização em Educação Inclusiva, que será ministrado pelo Centro de Educação a Distância (Cead) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). Para informações detalhadas e para realizar a inscrição, é possível acessar o edital e o formulário correspondente.

Esta pós-graduação na modalidade de ensino a distância (EAD) é oferecida sem custos e disponibiliza um total de 200 vagas, distribuídas entre cinco turmas, cada uma contando com 40 vagas. Essas turmas serão localizadas nos seguintes polos de apoio presencial: Braço do Norte, Canoinhas, Indaial, Praia Grande e Florianópolis.

O programa de formação tem como foco indivíduos que tenham completado sua graduação até a data final estipulada para o período de inscrição, desde que atuem na área da educação básica.

Como se inscrever

As inscrições são gratuitas e deverão ser feitas por meio de formulário eletrônico, conforme as orientações do edital. No ato da inscrição, o candidato deverá optar por um polo de apoio presencial. Os aprovados serão definidos por sorteio.

A pré-homologação das inscrições será publicada a partir de 15 de agosto e o resultado final será divulgado em 24 de agosto. Os classificados deverão efetuar matrícula entre 25 e 31 de agosto.

Período noturno

Com duração de três semestres e início em 4 de setembro, a especialização terá atividades a distância, com aulas pela plataforma Moodle, e presenciais, em momentos pontuais. Os encontros síncronos e presenciais ocorrerão no período noturno.

Os estudantes poderão utilizar a estrutura dos polos de apoio presencial, com infraestrutura técnica e pedagógica, laboratório de computação e biblioteca, para atividades presenciais e como base de apoio para estudos durante todo o curso.

Os polos são mantidos pela Udesc em parceria com o sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB).

Sobre o curso

A Especialização em Educação Inclusiva tem como objetivo geral “promover práticas escolares no acolhimento às variações humanas numa interface com as políticas públicas e os direitos humanos”.

São três linhas de pesquisa: Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva; Inclusão, currículo e formação docente; e Linguagens e processos educativos. Acesse o Projeto Pedagógico do Curso (PCC).

Mais informações

Mais informações sobre a Especialização em Educação Inclusiva podem ser obtidas pelo e-mail ccedin.cead@udesc.br.

Assessoria de Comunicação da Udesc