UFRJ e Funarte oferecem vagas em cursos gratuitos

0

A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) está atualmente recebendo inscrições até o dia 27 de agosto para três cursos online gratuitos em parceria com a Fundação Nacional de Artes (Funarte).

Os cursos disponíveis incluem: Introdução à Gravação e Mixagem de Áudio, Técnica Vocal para Coros Infantojuvenis e Ensino Coletivo com foco no método Jaffé para professores de música. Essas oportunidades fazem parte do programa Arte de Toda Gente.

Os participantes que se inscreverem e forem aceitos terão acesso às aulas através da plataforma virtual da UFRJ a partir de 30 de agosto. Ao concluir os cursos e atender às exigências estabelecidas, os alunos receberão um certificado reconhecendo sua participação.

Para mais detalhes sobre os cursos e o processo de inscrição, você pode visitar o site oficial: academia.artedetodagente.com.br.

Os cursos gratuitos da UFRJ

Introdução à Gravação e Mixagem de Áudio

Ministrado pelo professor Ticiano D’Amore, o curso está dividido em seis unidades, cada uma com vídeos e textos de apoio, bem como atividades propostas para fixação do conhecimento.

O objetivo do curso é dar o pontapé inicial para a formação de produtores musicais profissionais, apresentando as principais ferramentas e técnicas para que os alunos possam iniciar sua formação técnica.

Técnica Vocal para Coros Infanto-juvenis

O curso é ministrado pelas professoras Maria José Chevitarese e Juliana Melleiro e tem como objetivo o aprimoramento de estratégias de ensino de canto para crianças e adolescentes.

Podem se inscrever professores de música, preparadores vocais e regentes de coros infantis e infanto-juvenis, assim como estudantes em formação que desejem se aprimorar.

O material apresentado, bem como as atividades propostas, visam aprofundar o conhecimento sobre a voz infantil, trazendo também sugestões de vocalises e atividades.

Ensino Coletivo para Professores de Música

O curso fornece uma visão geral do Método Jaffé para o Ensino Coletivo de Cordas, que é genuinamente brasileiro e é o único a ensinar grupos grandes (de 40 a 45 pessoas) desde a primeira nota musical nos quatro instrumentos de cordas – violino, viola, violoncelo e contrabaixo –, sem a necessidade de estudo individual fora das aulas.

Ao longo do curso, os alunos conhecerão a história do método e os projetos que a partir dele se desenvolveram.

A aprenderão, ainda, técnicas de ensino específicas para grupos de cordas grandes e heterogêneos, com a possibilidade de criação de uma orquestra de cordas desde o início das aulas.