Está em andamento a décima sétima edição da Escola de Inovadores, uma iniciativa promovida pelo Centro Paula Souza (CPS), que disponibiliza um curso de extensão gratuito sob a gestão da Inova CPS. Seu objetivo principal é orientar pessoas com inclinação empreendedora a transformar suas ideias inovadoras em sólidas estruturas de negócio.

As inscrições estão abertas e vão até o dia 31 de agosto. Você pode se inscrever através do site www.cps.sp.gov.br/escoladeinovadores.

Os interessados em participar precisam preencher um formulário online e selecionar a Etec ou Fatec mais próxima de sua localidade. O curso está aberto para alunos atuais e ex-alunos do CPS, bem como para qualquer pessoa interessada, independentemente da idade.

A lista dos candidatos selecionados será divulgada em 11 de setembro, e as atividades do programa acontecerão de setembro a dezembro.

Curso de empreendedorismo

Formatado em ambiente virtual, o curso possui uma carga horária total de 40 horas, distribuídas em sete encontros semanais. As aulas são conduzidas ao vivo durante as manhãs de sábado, ministradas por professores das Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs). Leia aqui o edital.

As sessões gravadas ficam disponíveis na plataforma para que os participantes possam acessá-las posteriormente.

A gama de tópicos abordados engloba noções de gestão empresarial essenciais, estratégias de comunicação e marketing, aplicação tecnológica no mundo dos negócios, além de orientações sobre a criação e manutenção de empresas.

Os aspectos de inspiração, concepção, prototipagem e a ferramenta Canvas para modelagem de negócios também integram o programa. Para enriquecer ainda mais a experiência, os participantes têm a disposição mentores que auxiliam na elaboração de seus planos de negócio, alinhando-os com as demandas atuais do mercado e com as particularidades da economia local.

Centro Paula Souza (CPS)

O Centro Paula Souza (CPS) é a autarquia do Governo do Estado de São Paulo responsável pela administração das Faculdades de Tecnologia (Fatecs) e das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs), além das classes descentralizadas, em cerca de 360 municípios.

Atualmente, as Etecs atendem mais de 226 mil alunos nos Ensinos Técnico, Integrado e Médio, enquanto o número de matriculados nas Fatecs nos cursos de graduação tecnológica supera 96 mil estudantes. A instituição também oferece Formação Continuada e Pós-graduação (stricto sensu e lato sensu).