O programa “Futuras Cientistas”, com o objetivo de fortalecer a presença das mulheres nos campos da ciência, tecnologia, engenharia e matemática, está aceitando inscrições para 470 vagas. Destinado a alunas do 2º ano do ensino médio da rede pública e professoras do ensino médio da rede pública estadual em todo o país, o prazo para se candidatar permanecerá aberto até as 16h do dia 4 de setembro.
As selecionadas para participar deste programa terão a oportunidade de receber um kit de participação e uma bolsa-auxílio no valor de R$ 483, além de mergulharem no universo da ciência por meio de experiências enriquecedoras.
Os participantes terão acesso a laboratórios de pesquisa de última geração, terão a chance de desenvolver projetos científicos inovadores e participar de workshops interativos, entre outras atividades enriquecedoras.
Futuras Cientistas
O projeto “Futuras Cientistas”, uma iniciativa liderada pelo Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste (Cetene), tem como objetivo fomentar o engajamento de alunas e professoras da rede pública de ensino nas áreas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática.
O propósito central é atingir essa meta por meio da aproximação das participantes com centros tecnológicos e instituições de pesquisa, com o intuito de contribuir para a equidade de gênero no contexto profissional.
Conforme informações do Cetene, o programa se concentra na promoção do pensamento científico e atividades interdisciplinares, visando superar obstáculos que frequentemente dificultam a presença sustentável das mulheres em ambientes científicos.
Ao longo de uma década, 70% das participantes do programa obtiveram aprovação em vestibulares, sendo notável que 80% delas optaram por cursos nas áreas de Ciência e Tecnologia.
O Módulo de Imersão Científica 2024, uma das fases do Projeto Futuras Cientistas, está programado para ocorrer durante 20 dias úteis no mês de janeiro. Nesse período, as participantes serão submetidas a um total de 80 horas de atividades com o objetivo de familiarizá-las com a dinâmica da pesquisa científica, proporcionando uma experiência única de aprendizado e descoberta.