O governador do estado do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior, deu autorização para a realização de um novo concurso para a Polícia Científica do estado.
A aprovação foi publicada no Diário Oficial do Estado em 7 de agosto, com o intuito de preencher 30 vagas no cargo de perito oficial.
Para concorrer a essas vagas, é necessário possuir formação superior completa em áreas específicas. No último concurso realizado em 2017, as oportunidades eram voltadas para especialidades como médico legista, odontolegista, químico legal, toxicologista e perito criminal. Ainda não há detalhes sobre quais especialidades serão abrangidas no próximo edital.
Além da formação superior, os candidatos precisam ter Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na categoria B e estar devidamente registrados nos órgãos de classe correspondentes, especialmente para as especialidades de médico legista e odontolegista.
No concurso de 2017, os salários iniciais para os peritos eram de R$ 9.264,57. Considerando o intervalo de tempo decorrido, é esperado que esses valores estejam ainda mais elevados atualmente.
A carga horária de trabalho para os aprovados é de 40 horas semanais, exceto para a especialidade de médico legista, que possui uma jornada de 20 horas semanais.
Após a autorização do novo concurso, a Polícia Científica do Paraná realizará algumas etapas preparatórias antes da divulgação do edital. Será formada, por exemplo, uma comissão organizadora para cuidar desses trâmites.
Em seguida, será iniciado o processo de escolha da banca. Uma instituição será contratada para receber as inscrições do concurso e aplicar as etapas, como as provas objetivas.
No último concurso para perito oficial do Paraná, o Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC) foi o contratado.