Início Concursos Educação UFSC e Prefeitura de Florianópolis anunciam cursinho pré-vestibular gratuito; inscrições abertas

UFSC e Prefeitura de Florianópolis anunciam cursinho pré-vestibular gratuito; inscrições abertas

01/01/1970 01/01/1970
Divulgação

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em colaboração com a Prefeitura Municipal de Florianópolis (PMF), anunciam o Programa Vestiba+. Esse programa consiste em um cursinho pré-vestibular gratuito destinado a estudantes que concluíram o ensino médio em escolas públicas ou que sejam bolsistas integrais em instituições de ensino privadas. Uma das vantagens do Programa é a inclusão do benefício de vale-transporte para os candidatos selecionados.

As inscrições estão abertas para o período noturno e devem ser realizadas por meio do preenchimento de um formulário. A seleção dos estudantes será baseada em critérios de vulnerabilidade socioeconômica, com a exigência de que o índice de renda per capita seja regulamentado em até 1,5 salário-mínimo, o que precisará ser comprovado.

Serão disponibilizadas um total de 50 vagas, das quais 6%, ou seja, três vagas, serão reservadas para pessoas com deficiência (PCD). Adicionalmente, 20% das vagas, equivalente a 10 vagas, serão destinadas para cotas raciais, contemplando pretos, pardos, indígenas e quilombolas. Além disso, 4%, correspondendo a duas vagas, serão alocadas para pessoas transsexuais.

Candidatos que optarem pela reserva de vagas para pessoas com deficiência precisarão apresentar um laudo técnico atualizado como forma de comprovação.

Aqueles que escolherem se inscrever nas cotas raciais para pretos, pardos, indígenas e quilombolas, serão requeridos a assinar uma autodeclaração que indique o grupo ao qual pertencem. Posteriormente, cada candidato passará por um procedimento de heteroidentificação que será conduzido por uma comissão de validação. Os estudantes que forem selecionados terão seus nomes divulgados oficialmente na página eletrônica da PROEX, assim como nas plataformas da Prefeitura de Florianópolis e nas redes sociais, visando ampla divulgação.

Sair da versão mobile