InícioConcursos EducaçãoFulbright disponibiliza bolsas de estudo para cidadãos brasileiros

Fulbright disponibiliza bolsas de estudo para cidadãos brasileiros

A Comissão Fulbright Brasil está aceitando inscrições até o dia 30 de agosto para dois programas de bolsas inteiramente gratuitas nos Estados Unidos, dirigidas ao público brasileiro.

Um dos programas de cátedra oferecidos pela Fulbright é em colaboração com o Centro de Câncer M.D. Anderson da Universidade do Texas, focando em pesquisas relacionadas à doença.

O segundo programa é em parceria com a Universidade de Purdue, voltado para estudos interdisciplinares de inovação na área da construção civil.

No caso da seleção para o Texas, os campos prioritários de pesquisa incluem imunologia e imunoterapia, biologia do câncer e metástase, genoma biológico, medicina e pesquisa populacional.

Já na Universidade de Purdue, a ênfase recai sobre construção industrializada no ambiente construído, com um enfoque em sustentabilidade.

As bolsas contemplam um auxílio de US$ 28.000 para cobrir gastos com passagens aéreas, acomodação e despesas durante a estadia nos EUA, fornecido por ambas as instituições.

Os candidatos selecionados também terão direito a seguro limitado para acidentes e doenças (ASPE – Programa de Acidentes e Doenças para Intercâmbio); taxas de visto J-1 e J-2; além de acesso às instalações e serviços da Universidade de Purdue, incluindo escritórios, internet, bibliotecas e outros recursos necessários para o desenvolvimento efetivo das atividades de ensino e pesquisa.

Os editais (disponíveis aqui e aqui) permitirão que um docente ou pesquisador realize estudos nos EUA durante quatro meses no ano letivo 2024/2025.

Pré-requisitos para candidatura a uma das bolsas da Fulbright:

Para efetuar a inscrição, os candidatos devem atender aos seguintes critérios, além de possuir cidadania brasileira e não serem cidadãos norte-americanos:

  • Ter concluído um mestrado em Belas Artes ou um doutorado em qualquer área de conhecimento até 31 de dezembro de 2015;
  • Contar com pelo menos dez anos de experiência profissional no campo;
  • Demonstrar fluência em inglês;
  • Não estar recebendo bolsa ou benefício financeiro de outra agência com o mesmo propósito;
  • Comprometer-se a permanecer no Brasil durante os processos de seleção, afiliação e partida para os EUA.
ARTIGOS RELACIONADOS

Veja também

Grupos WhatsApp