O Instituto Federal do Maranhão (IFMA) está aceitando inscrições para o processo seletivo de acesso aos cursos técnicos gratuitos presenciais de nível médio para o ano letivo de 2024.
No total, são disponibilizadas 5.610 vagas em cursos técnicos nas modalidades integrada ao ensino médio, concomitante e subsequente. Para fazer a inscrição, clique aqui.
Os cursos gratuitos do IFMA têm duração de três anos e oferecem formação que combina os conhecimentos das disciplinas do ensino médio com as competências da educação profissional.
Cursos Técnicos Gratuitos no IFMA
Nos cursos na forma concomitante, o aluno pode cursar tanto o curso técnico escolhido no IFMA quanto as disciplinas do ensino médio em outra instituição, desde que os horários sejam compatíveis.
Já nos cursos na forma subsequente ao ensino médio, os candidatos devem ter concluído o ensino médio e estar interessados em obter formação técnica no Instituto.
Em todas as modalidades, os alunos recebem um diploma de técnico de nível médio após a conclusão do curso.
Inscrições
Os interessados em participar das três modalidades de cursos devem fazer a inscrição exclusivamente online, nas páginas oficiais do IFMA ou da Fundação de Educação Tecnológica e Cultural da Paraíba (FUNETEC-PB), responsável pela execução do processo seletivo em colaboração com o Departamento de Ensino Técnico (Detec/Prenae).
Os candidatos que desejam concorrer à isenção da taxa de inscrição têm o período de 8 a 28 de agosto para se inscrever.
O período de inscrição para candidatos que farão o pagamento da taxa, no valor de R$ 30, será de 1º de setembro a 9 de outubro. O pagamento pode ser efetuado até o dia 10 de outubro.
Podem solicitar isenção do pagamento da taxa de inscrição candidatos inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), Programa Auxílio Brasil, PETI e membros de famílias de baixa renda.
Prova e Resultados
A prova será realizada em 19 de novembro, com duração de três horas, começando às 13h30.
Os candidatos devem levar um documento de identidade (RG) original ou documento oficial de identificação com foto que permita a identificação pelo fiscal, além de uma caneta esferográfica azul ou preta transparente.
A prova terá 30 questões, sendo 15 de Língua Portuguesa e 15 de Matemática, cada uma com quatro alternativas e apenas uma opção correta.
Candidatos com deficiência, enfermidades ou lactantes podem solicitar condições especiais para realizar a prova, preenchendo um formulário eletrônico no momento da inscrição e anexando cópia do CPF e laudo médico (detalhes no Edital).
Além disso, é necessário informar os aparelhos ou equipamentos usualmente utilizados, que serão avaliados pelo sistema de segurança do processo seletivo.
A matrícula presencial ocorrerá no Campus de escolha do candidato, nos dias úteis, das 8h às 12h e das 14h às 18h.