Udesc disponibiliza vagas em mais de 50 cursos gratuitos EaD

0

A Udesc (Universidade do Estado de Santa Catarina) está recebendo inscrições para 1.833 vagas em 54 cursos de graduação gratuitos, oferecidos tanto presencialmente quanto a distância.

Os candidatos podem se inscrever das seguintes formas:

  • Por meio de prova presencial, com taxa de inscrição de R$ 110;
  • Através do histórico escolar do ensino médio, sem custos de inscrição;
  • Pela combinação das duas opções simultaneamente, ampliando as chances de aprovação.

O Cead (Centro de Educação a Distância) tem vagas disponíveis em quatro cursos na modalidade EaD, todos ministrados no período noturno, em 13 cidades com polos de apoio presencial.

Os cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas serão ministrados em Balneário Barra do Sul, Braço do Norte, Indaial, Ponte Serrada e Pouso Redondo.

Enquanto os cursos de Licenciatura em Pedagogia serão oferecidos em Chapecó, Criciúma, Indaial, Joinville, Lages, São José e Tubarão.

O polo de Balneário Camboriú oferece vagas para o Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia com a opção de Gestão Ambiental e Sustentabilidade.

Enquanto o polo de Florianópolis oferece vagas para o Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia com a opção de Metodologias e Tecnologias Aplicadas a EaD.

Os interessados em estudar na Udesc Cead podem consultar o Guia de Cursos da Udesc para mais informações.

Formas de seleção para os cursos gratuitos:

  • Seleção por prova presencial: Total de 1.126 vagas disponíveis em cursos presenciais e a distância oferecidos em unidades e polos de apoio presencial em 18 municípios catarinenses. O edital e as inscrições podem ser acessados clicando aqui.
  • Seleção por histórico do ensino médio: 707 vagas disponíveis para os mesmos cursos e municípios. O edital e as inscrições podem ser acessados clicando aqui.

Para ambas as seleções, há reserva de 30% de vagas pelo Programa de Ações Afirmativas da Udesc, sendo 20% para candidatos que completaram o ensino médio na rede pública e 10% para candidatos negros.

O prazo para inscrição na prova presencial, que requer taxa, vai até 31 de outubro. Já as inscrições baseadas no histórico escolar do ensino médio, que são gratuitas, estarão abertas até 10 de janeiro.

Prova e lista de aprovados:

A prova está programada para 3 de dezembro, com sessões pela manhã e à tarde, e compreenderá questões objetivas e uma redação. Para os bacharelados em Música (com opções de Piano, Violão, Violoncelo, Violino e Viola), também haverá uma prova de habilidades específicas, exigindo a gravação e envio de um vídeo, conforme os editais.

O listão dos aprovados em primeira chamada, tanto da prova quanto da seleção baseada no histórico do ensino médio, será publicado a partir de 29 de dezembro. Os alunos admitidos começarão a frequentar as aulas no primeiro semestre letivo de 2024.