A definição da banca do Concurso Nacional Unificado está prestes a ser concluída. Uma fonte do Governo Federal informou com exclusividade ao portal Folha Dirigida que apenas três instituições permanecem na disputa, das cinco que apresentaram propostas. As organizações habilitadas são Cebraspe, Fundação Getulio Vargas (FGV) e Fundação Cesgranrio.
Essas três entidades atenderam aos requisitos de qualificação e estão agora passando por uma “nova rodada” de análises. O projeto básico foi reenviado para as instituições habilitadas, com todas as devidas explicações, e somente elas continuam na concorrência.
De acordo com o regulamento do Concurso Unificado, a previsão é que a contratação da banca organizadora seja finalizada até o dia 22 de novembro.
A instituição selecionada será responsável pela publicação do edital e toda a organização do chamado “Enem dos Concursos”. O cronograma do Concurso Unificado estabelece a divulgação do edital em 20 de dezembro, com as provas programadas para o primeiro semestre de 2024.
A banca organizadora escolhida assumirá a responsabilidade pela aplicação simultânea das provas objetivas e discursivas em aproximadamente 180 cidades em todo o país. O funcionamento do CNU seguirá o modelo do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).