O Ministro da Previdência Social do Brasil anunciou a realização de um próximo Concurso Público para o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Durante uma entrevista no programa “Bom Dia, Ministro“, transmitido pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC), o Ministro confirmou que está prevista a realização do certame em 2024.

Segundo suas declarações, o pedido para a realização do concurso já foi encaminhado, e a expectativa é de que as etapas ocorram até junho de 2024.

O concurso visa preencher aproximadamente 650 a 660 vagas no cargo de Médico Perito, com ênfase no atendimento às necessidades de municípios distantes das capitais. O Ministro destacou a importância de os novos servidores permanecerem por pelo menos dez anos nesses locais.

A informação referente ao período de permanência obrigatória será detalhada no processo de qualificação do concurso, sendo um fator relevante para os candidatos interessados.

É relevante ressaltar que, durante a reunião, o ministro também comunicou que o pedido para o novo concurso do INSS já estava sob análise da ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck.

Apesar de mencionar a solicitação, Lupi não esclareceu se as vagas destinadas a técnicos e analistas estavam incluídas no pedido.

A carreira de perito médico federal está associada à Subsecretaria de Perícia Médica Federal e exige como requisitos o diploma de nível superior em Medicina e o registro regular no Conselho Regional de Medicina.

O salário inicial atual para essa carreira é de R$16.533,99, considerando uma jornada de 40 horas semanais, que inclui o reajuste do governo, o auxílio alimentação de R$658 e a Gratificação de Desempenho de Atividade de Perícia Médica Previdenciária, no valor de 100 pontos.

Ministro quer chamar aprovados no cadastro reserva

Além de confirmar novo edital para peritos médicos, Lupi ainda reforçou, mais uma vez, a intenção de convocar aprovados do cadastro reserva do edital de 2022.

Além das mil vagas imediatas da seleção, o INSS tem autorização para convocar 250 excedentes, restando 1.894 aprovados na lista.

De acordo com o ministro, a convocação do restante dos aprovados deverá ser realizada em 2024.

“Já chamamos 1.250 concursados para iniciar. Ainda tem cerca de 1.800 neste cadastro de reserva. Só posso começar a mexer nisso a partir do ano que vem”, informou ao jornal Folha de São Paulo.

O último Concurso INSS

Organizado pelo Cebraspe, o último concurso INSS ofereceu mil oportunidades, para o cargo de técnico do seguro social, de nível médio.

Os candidatos foram avaliados por meio de provas objetivas, contendo as seguintes disciplinas:

  • Língua Portuguesa;
  • Ética no Serviço Público;
  • Noções de Direito Constitucional;
  • Noções de Direito Administrativo;
  • Noções de Informática;
  • Raciocínio Lógico-Matemático; e
  • Tópicos de conhecimentos específicos.