O Comando do Pessoal de Fuzileiros Navais (CPesFN) anunciou a abertura das inscrições para o Concurso Público de Admissão ao Curso de Formação de Soldados Fuzileiros Navais (CPC-FSD-FN) para as Turmas I e II/2025.

O edital destaca a oferta de 1.680 vagas distribuídas da seguinte forma: 1.050 vagas para a Unidade do Rio de Janeiro; 160 vagas para Unidades da MB em Brasília – DF; 95 vagas para o Grupamento de Fuzileiros Navais de Rio Grande – RS; 60 vagas para o 2º Batalhão de Operações Ribeirinhas, em Belém – PA; 20 vagas para o 3º Batalhão de Operações Ribeirinhas, em Ladário – MS; 20 vagas para o 1º Batalhão de Operações Ribeirinhas, em Manaus – AM; 25 vagas para o Grupamento de Fuzileiros Navais de Natal – RN; 90 vagas para o Grupamento de Fuzileiros Navais de Salvador – BA; e 160 vagas para o Batalhão de Defesa Nuclear, Biológica, Química e Radiológica de Aramar – SP.

Dentre as vagas, há reservas para candidatos com deficiência (AC, PCD, N, I) conforme especificado no edital.

Confira o edital completo

Os requisitos para inscrição e matrícula no C-FSD-FN incluem ser brasileiro, ter entre 18 e 22 anos até 30 de junho de 2025, possuir CPF, documento oficial de identificação, altura entre 1,54m e 2,00m, não ser casado, não ter filhos ou dependentes, e ter concluído ou estar em fase de conclusão do ensino médio em estabelecimento reconhecido oficialmente.

As inscrições podem ser realizadas no site da Marinha de 5 de janeiro a 16 de fevereiro de 2024, com taxa de R$ 40,00. O pagamento deve ser efetuado até 19 de fevereiro de 2024.

O concurso consistirá em duas etapas: Exame de Escolaridade (EE), com prova escrita objetiva, e Eventos Complementares (EVC). Os candidatos devem verificar os requisitos específicos conforme a localidade escolhida.

O Curso de Formação de Soldados Fuzileiros Navais (C-FSD-FN) terá aproximadamente dezessete semanas, realizado no Centro de Instrução Almirante Milcíades Portela Alves (CIAMPA) no Rio de Janeiro (RJ) e no Centro de Instrução e Adestramento de Brasília (CIAB) em Brasília (DF). Durante o curso, os alunos serão avaliados quanto à aptidão para a vida militar.

O prazo de validade do concurso se encerrará no início do Curso de Formação da Turma II/2025.