USP oferta vagas em curso gratuito para professores

0

A Universidade de São Paulo (USP) está oferecendo 200 vagas em um curso gratuito e totalmente online, direcionado a professores de todo o país. O curso, intitulado “ATIVAR metodologias ativas: Projetos de vida e o Bom professor”, visa proporcionar formação continuada para educadores e gestores na educação básica, alinhando-se às demandas contemporâneas da sociedade, dos sistemas de ensino e dos jovens que frequentam essas instituições.

As inscrições para o curso podem ser realizadas exclusivamente no dia 1º de fevereiro através do site da USP Digital. As aulas estão programadas para ocorrer no período de 18 de março a 3 de junho de 2024.

Quem pode participar do curso gratuito da USP?

O curso é destinado a professores em exercício de qualquer disciplina ou gestão no Ensino Fundamental 2 ou Ensino Médio em escolas de educação básica. Para obter o certificado, é necessário alcançar uma frequência mínima de 75% e uma nota mínima de 7,0 numa escala de 0 a 10.

A avaliação da disciplina e o controle de frequência serão realizados por meio da elaboração de um portfólio individual. Esse portfólio consistirá em produções que representem a compreensão do participante sobre os conteúdos abordados em cada uma das videoaulas da disciplina, permitindo o uso de diferentes linguagens em sua elaboração.

Programa do curso:

Partindo de reflexões nos campos da psicologia, sociologia e educação que destacam a importância dos projetos de vida na constituição psíquica e social dos seres humanos, o curso abordará pesquisas, teorias psicológicas e práticas educacionais que sustentam um modelo de desenvolvimento humano, social e profissional fundamentado na ética e na cidadania.

Temas abordados:

  • Projetos de vida da juventude
  • Projetos de vida e suas dimensões pessoal, social e profissional
  • Valores, Bem-Estar e Felicidade
  • Projetos de vida docentes
  • O que é o Bom Educador
  • Os princípios do Bom trabalho
  • O desenvolvimento profissional na carreira docente
  • O Bom Educador e os projetos de vida docente