O Banco Central do Brasil (BACEN) divulgou no Diário Oficial de hoje, 16, o edital do novo Concurso Público com o objetivo de recrutar profissionais e formar cadastro reserva.

De acordo com o documento foram alterados itens do conteúdo programático sugerido para as provas, especificamente na parte de conhecimentos básicos para todos os cargos.

As oportunidades estão distribuídas entre os cargos de Analista – Área: Economia e Finanças (50 vagas) e Analista – Área: Tecnologia da Informação (50 vagas).

Dentro do número de vagas mencionado, há reservas destinadas a candidatos (AC, PCD, PP) que atendam aos critérios estabelecidos no edital de abertura.

Para participar, é necessário possuir nível superior e disponibilidade para cumprir uma carga horária de 40 horas semanais, com remuneração equivalente a R$ 20.924,80.

Os interessados devem realizar a inscrição no site do Cebraspe, no período compreendido entre as 10h do dia 22 de janeiro de 2024 até às 18h do dia 20 de fevereiro de 2024. Nessa fase, é essencial efetuar o pagamento da taxa no valor de R$ 150,00.

A isenção completa da taxa de inscrição é aplicável apenas aos candidatos cadastrados no CadÚnico e doadores de medula óssea. Os pedidos devem ser feitos no site nos dias mencionados.

O certame compreende provas objetivas, provas discursivas, sindicância de vida pregressa, avaliação de títulos e Programa de Capacitação (Procap).

Todas as etapas da primeira fase do concurso, para todos os candidatos, assim como a avaliação biopsicossocial dos candidatos que solicitarem concorrer às vagas destinadas às pessoas com deficiência e o procedimento de heteroidentificação complementar à autodeclaração dos candidatos negros, serão realizados nas capitais dos 26 estados da Federação e no Distrito Federal.

A prova objetiva abrangerá questões de Língua Portuguesa, Noções de lógica e estatística, Direito administrativo, Fundamentos de microeconomia e macroeconomia, Ciência de dados, Segurança da Informação, Engenharia de Software, Infraestrutura em TI, Bancos de Dados, Gestão em TI, Macroeconomia, Microeconomia, Finanças, Estatística e Econometria, Contabilidade de instituições financeiras padrão COSIF (plano contábil das instituições do sistema financeiro nacional).

Conforme o edital, a previsão é que a prova objetiva e discursiva ocorram em 19 de maio de 2024.

O prazo de validade deste Concurso Público será de seis meses, a contar da data de publicação da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado uma única vez por igual período.