InícioConcursos EducaçãoIFSC abre 900 vagas em cursos EaD para professores da rede pública

IFSC abre 900 vagas em cursos EaD para professores da rede pública

O Câmpus Palhoça Bilíngue do IFSC, em colaboração com a Diretoria de Políticas de Educação Bilíngue de Surdos (Dipebs), a Diretoria de Políticas de Educação Especial na Perspectiva Inclusiva (Dipepi) e a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi) do Ministério da Educação (MEC), está oferecendo três cursos on-line gratuitos de qualificação profissional para formação de formadores.

Cursos Oferecidos:

  1. Alfabetização e Letramento de Crianças Surdas: Aspectos Teóricos e Práticos

Objetivo: Capacitar profissionais da educação básica, especialmente professores da rede pública, para atuar na alfabetização e letramento de crianças surdas.

Carga Horária: 100 horas

Vagas: 300

  1. Educação Bilíngue de Surdos: Literatura, Visualidade e Ludicidade

Objetivo: Capacitar profissionais que atuam na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental para atender crianças surdas.

Carga Horária: 90 horas

Vagas: 300

  1. Estudos da Deficiência no Encontro com a Tecnologia Assistiva: Estratégias, Práticas e Recursos para a Turma Toda

Objetivo: Compreender os estudos da deficiência em conjunto com a Tecnologia Assistiva (TA), destacando recursos, estratégias e práticas de TA para atender toda a turma.

Carga Horária: 180 horas

Vagas: 300

Critérios de Inscrição:

As vagas serão prioritariamente destinadas a professores ou profissionais da educação com vínculo comprovado na rede pública de ensino do Brasil. Para se inscrever, é necessário:

  1. Ler o edital.
  2. Preencher um formulário específico para cada curso.
  3. Anexar um arquivo único em PDF com as cópias digitalizadas dos documentos listados no item 4.6 do edital.

Divulgação dos Resultados:

Os resultados serão divulgados no dia 14 de agosto no site IFSC Palhoça, incluindo informações em Libras. No dia 16 de agosto, os selecionados receberão por e-mail as orientações de acesso à plataforma do curso. A ausência de acesso à plataforma no prazo determinado ou o não cumprimento de qualquer item do edital resultará em desclassificação automática, convocando o próximo candidato da lista de espera.

Detalhes Adicionais:

  • Início dos Cursos: 20 de agosto
  • Plataforma: Moodle, com conteúdos em formato de livro digital e orientação de tutores e equipe pedagógica.
  • Curso de Estudos da Deficiência e Tecnologia Assistiva: Inclui encontros síncronos via webconferência conforme cronograma.
  • Certificação: Ao final dos cursos, os participantes receberão um certificado com a carga horária total concluída.

Para mais informações acesse o edital.

Cronograma

  • Inscrições: 11 a 21 de julho de 2024
  • Divulgação dos Resultados: 14 de agosto
  • Recebimento de Orientações sobre Acesso à Plataforma do Curso: 16 de agosto
  • Início das Aulas: 20 de agosto
  • Término das Aulas: Novembro/Dezembro de 2024
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