O Concurso Nacional Unificado (CNU 2025) está ganhando destaque nas discussões sobre concursos públicos no Brasil. O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) já iniciou a busca por órgãos interessados em participar dessa nova edição. A seguir, apresentamos os detalhes sobre essa movimentação.

Busca por Órgãos Interessados

O MGI, por meio de um ofício, começou a contatar órgãos que possam participar do CNU 2025. A secretária-executiva do MGI, Cristina Mori, informou que os órgãos têm até o dia 8 de novembro de 2024 para manifestar seu interesse. Além disso, devem indicar um representante titular e um suplente para o comitê consultivo.

Expectativas para o CNU 2025

A realização do CNU 2025 é um desejo do MGI. A ministra da Gestão, Esther Dweck, mencionou que o órgão está avaliando os benefícios e custos de uma nova seleção. Se o concurso ocorrer em 2025, o edital deve ser divulgado até março, com provas previstas para agosto.

Vagas e Autorização de Concursos

Atualmente, o Governo Federal já autorizou 1.579 vagas em diversos órgãos. Entre eles, destacam-se:

  • Agência Nacional de Mineração (ANM): 220 vagas;
  • Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama): 460 vagas;
  • Instituto Chico Mendes (ICMBio): 350 vagas;
  • Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN): 150 vagas;
  • Ministério da Previdência Social (MPS): 175 vagas.

Além dessas, outras 1.729 vagas estão previstas para serem autorizadas em breve.

Órgãos que Não Participarão do CNU 2025

Alguns órgãos já autorizados não devem participar do CNU 2025. O Ibama e o ICMBio, por exemplo, estão em processo de contratação de bancas para seus editais. O Jardim Botânico do Rio de Janeiro também não estará presente, pois já divulgou seus editais.

Interesse de Novos Órgãos

A Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) já manifestou interesse em participar do CNU 2025, com a previsão de 20 vagas para o cargo de pesquisador. Por outro lado, a Agência Brasileira de Inteligência (Abin) expressou intenção de participar, mas ainda não possui edital autorizado.

Como Foi a Primeira Edição do CNU?

A primeira edição do CNU, organizada pela Fundação Cesgranrio, ofereceu 6 mil vagas em diversos órgãos federais. O concurso atraiu mais de 2 milhões de inscritos, com provas realizadas em agosto. As vagas foram divididas em oito blocos temáticos, abrangendo diversas áreas de atuação.