O Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI) divulgou que, dos 2.305 convocados para os cursos de formação do Concurso Nacional Unificado (CNU), 2.135 confirmaram presença. Como resultado, será realizada uma segunda convocação para 170 candidatos preencherem as vagas restantes.
A segunda chamada ocorrerá na próxima terça-feira, 11 de fevereiro, e os candidatos convocados devem confirmar interesse através da página oficial do concurso nos dias 11 e 12 de fevereiro. Só aqueles que confirmarem sua participação terão a vaga garantida. Caso o candidato já tenha confirmado entre os dias 4 e 5 de fevereiro e tenha sido convocado para um cargo de maior preferência, não precisará fazer nova confirmação.
Até o momento, a distribuição das confirmações na primeira convocação foi a seguinte:
- 2.135 participantes confirmaram presença (“Aderiu”);
- 109 não quiseram participar (“Não Aderiu”);
- 44 visualizaram a convocação, mas não se manifestaram (“Não optou”);
- 17 não visualizaram nem se manifestaram (“Não visualizou”).
Detalhes sobre a formação: Os cursos de formação ocorrerão em Brasília, com exceção dos especialistas em regulação de saúde suplementar, cuja formação será no Rio de Janeiro. Para o cargo de auditor-fiscal do trabalho, as aulas serão híbridas, com presenciais e remotas, enquanto para os outros cargos, 100% presenciais. Os cursos terão até 580 horas de duração e os candidatos receberão um auxílio financeiro mensal de 50% da remuneração inicial da carreira.
9 carreiras com curso de formação:
- Analista de comércio exterior: 50 vagas;
- Analista de infraestrutura: 300 vagas;
- Auditor-fiscal do trabalho: 900 vagas;
- Analista em TI: 300 vagas;
- Analista técnico de políticas sociais: 500 vagas;
- Especialista em políticas públicas: 150 vagas;
- Especialista em regulação de saúde suplementar: 35 vagas;
- Especialista em regulação de serviços públicos de energia: 40 vagas;
- Especialista em regulação de transportes aquaviários: 30 vagas.
Para auditor-fiscal do trabalho (AFT), por exemplo, dos 900 convocados, somente um optou por não participar da formação. Confira a planilha completa a seguir:
![CNU: Segunda Chamada para Cursos de Formação Oferece 170 Vagas 2 planilha cursos cnu](https://concursossc.com.br/wp-content/uploads/2025/02/planilha-cursos-cnu.webp)
Cadastro de reserva:
O CNU ampliou o cadastro de reserva, agora com 16 mil aprovados, seis vezes o número de vagas imediatas, para garantir candidatos suficientes nas listas de espera.
Concurso com recorde de inscrições:
Com mais de 2.1 milhões de inscritos, o CNU se tornou o concurso público mais concorrido da história. As provas foram realizadas em 200 cidades em todas as regiões do Brasil. O Governo Federal já planeja uma nova edição para 2025.
Essa segunda chamada representa mais uma oportunidade para candidatos que ainda têm chance de conseguir uma vaga, de acordo com a ordem de preferência dos cargos.