A Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul (DPE – RS) anunciou a abertura de um Concurso Público destinado ao preenchimento de 20 vagas para o cargo de Defensor Público de Classe Inicial.
Requisitos para candidatura
Dentro do número total de vagas, há oportunidades reservadas para candidatos que atendam aos critérios especificados no edital.
Para participar do certame, é necessário possuir bacharelado em Direito e comprovar três anos de atividade jurídica até a data da posse, além de atender a outros requisitos descritos no edital.
Os profissionais selecionados terão remuneração mensal de R$ 30.505,37.
Inscrição e etapas de seleção
As inscrições estarão abertas das 10h do dia 19 de fevereiro de 2025 até às 23h59 do dia 20 de março de 2025 (horário de Brasília), por meio do site da Fundação Carlos Chagas. A taxa de inscrição é de R$ 320,00, e pedidos de isenção poderão ser feitos entre 19 e 23 de fevereiro de 2025.
A seleção dos candidatos ocorrerá nas seguintes etapas:
- Prova objetiva – prevista para 27 de abril de 2025;
- Prova dissertativa – prevista para os dias 5 e 6 de julho de 2025;
- Exames de sanidade física e psiquiátrica;
- Provas orais;
- Prova de tribuna;
- Prova de títulos.
Validade do Concurso
O prazo de validade do Concurso será de dois anos, contados a partir da publicação da homologação do resultado final pelo Conselho Superior da Defensoria Pública do Estado, podendo ser prorrogado por igual período.