O primeiro concurso da Brigada Militar do Rio Grande do Sul para oficiais já tem a banca organizadora definida. O Instituto Brasileiro de Apoio e Desenvolvimento Executivo (Ibade) será responsável por conduzir a seleção, que conta com uma estrutura de provas já estabelecida.
Após a publicação da dispensa de licitação no Diário Oficial do Estado, a contratação do Ibade também foi oficializada no Portal Nacional de Contratações Públicas do Governo Federal.
Estrutura das provas do concurso da Brigada Militar RS
O documento confirma que o concurso será dividido nas seguintes etapas:
1ª Fase: Exame de Capacidade Intelectual, composta por quatro avaliações:
- Prova objetiva;
- Prova discursiva;
- Prova oral;
- Avaliação de títulos.
2ª Fase: Exame de Saúde;
3ª Fase: Teste de Aptidão Física;
4ª Fase: Exame Psicológico.
A prova objetiva terá 80 questões de múltipla escolha, com cinco alternativas cada, sendo apenas uma correta. As avaliações serão aplicadas em Porto Alegre e na Região Metropolitana do estado.
A correção da prova discursiva será feita apenas para os candidatos aprovados na etapa objetiva, com um limite de 360 participantes, conforme estabelecido no edital. O mesmo critério será seguido para a prova oral, que terá caráter eliminatório e classificatório. Já a avaliação de títulos será aplicada a, no máximo, 350 candidatos, enquanto o exame de aptidão física contará com até 335 concorrentes.
Vagas e oportunidades no concurso da Brigada Militar RS
O certame oferecerá 120 vagas para oficiais. Além disso, estão autorizadas 1.200 oportunidades para soldados e 30 para oficiais de Saúde.
O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, confirmou a autorização dessas vagas em novembro do ano passado e recentemente reforçou o compromisso com o aumento do efetivo das forças de segurança do estado.
Para concorrer ao cargo de soldado, atualmente é necessário ter ensino médio completo, mas a partir de 2027 será exigido nível superior, conforme determinação da Assembleia Legislativa do Estado. A idade máxima para esse cargo continua sendo de 25 anos.
Já para oficial/capitão, é necessário possuir bacharelado em Ciências Jurídicas e Sociais e ter no máximo 29 anos até o último dia de inscrição no concurso.
Além dos requisitos de idade e escolaridade, os candidatos precisam atender aos critérios de altura mínima: 1,65m para homens e 1,60m para mulheres.
Cronograma de convocações confirmado
O Governo do Rio Grande do Sul divulgou o calendário para a convocação dos candidatos aprovados nas vagas autorizadas. As nomeações ocorrerão entre novembro de 2025 e abril de 2026. Confira o cronograma:
- Novembro de 2025: convocação de 600 soldados;
- Janeiro de 2026: convocação de 60 capitães;
- Março de 2026: convocação de 30 capitães;
- Abril de 2026: convocação de 600 soldados e 60 capitães.
Com essas convocações, a expectativa é que, até abril de 2026, a ocupação do quadro da Brigada Militar atinja 76%, um crescimento significativo em relação aos 64% registrados em 2019.
Como foi o último concurso da Brigada Militar RS
A última seleção da Brigada Militar do Rio Grande do Sul ocorreu em 2021, organizada pela Fundatec. Na ocasião, foram ofertadas 4 mil vagas para soldados, com remuneração inicial de R$4.689,23 para uma carga horária de 40 horas semanais.
A seleção contou com várias etapas, todas realizadas em Porto Alegre e na Região Metropolitana. A prova objetiva incluiu 50 questões distribuídas da seguinte forma:
- Língua Portuguesa: 10 questões;
- Legislação Específica: 10 questões;
- Conhecimentos Gerais: 10 questões;
- Matemática: 10 questões;
- Direitos Humanos e Cidadania: 5 questões;
- Informática: 5 questões.
Para avançar no concurso, os candidatos precisavam atingir pelo menos 50 pontos no total das disciplinas e acertar ao menos uma questão em cada matéria.
Os 6 mil primeiros colocados na prova objetiva foram convocados para o exame de saúde, seguido por testes físicos e psicológicos.
Com o novo concurso prestes a acontecer, os interessados devem ficar atentos aos próximos passos e à publicação do edital.