Novo Concurso Público Ibama é anunciado por Lula

Concurso Público Ibama 2023: Luiz Inácio Lula da Silva anunciou nesta quinta-feira, 15, a realização de um novo concurso Ibama.

“Nós estamos contratando um novo concurso para o Ibama, porque quando eu deixei a presidência, o Ibama tinha 1.700 funcionários, hoje o Ibama só tem 700 funcionários. Não tem nem a capacidade necessária para a fiscalização”, afirmou.

A informação foi passada durante uma coletiva de imprensa com rádios de Goiás e transmitida pelo Youtube.

Lula ressaltou que o atual quadro de funcionários do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis não é suficiente para realizar as atividades de fiscalização necessárias. Por isso, já existem tratativas para um novo concurso.

Em abril, a ministra Marina Silva, responsável pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudanças do Clima, afirmou que o governo federal dará sua aprovação para a realização de concursos públicos adicionais destinados ao Ibama e ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

A publicação da autorização para o concurso ainda não ocorreu no Diário Oficial da União. No entanto, o Ibama está em fase de preparação do edital.

Na terça-feira, dia 13, o presidente do instituto, Rodrigo Agostinho, informou que uma comissão interna já está encarregada de tratar do novo concurso.

Em uma entrevista ao portal UOL, Agostinho abordou os esforços em curso para revitalizar o Ibama. Ele mencionou que esse processo inclui a realização de concursos e o reforço da equipe de trabalho do instituto.

“É um conjunto enorme de medidas que nós estamos fazendo e, no âmbito interno, obviamente temos a reestruturação do Ibama. Estamos trabalhando numa comissão interna para organização já do concurso para recuperar os quadros”, disse o presidente do Ibama.

Agostinho também pontuou que, atualmente, o instituto conta com apenas 53% dos quadros de funcionários preenchidos. “E para recompor isso nós vamos precisar basicamente de concurso público e de capacitação”.

Veja também

Leia também:

Grupos WhatsApp